quinta-feira, 19 de maio de 2011

Técnicas de acupuntura para dores no ombro.

As dores no ombro incomodam uma boa parte da população, pois é uma articulação muito utilizada e acaba sendo sobrecarregada nas atividades diária.
Essas dores normalmente são causadas por algumas lesões musculares, nos tendões, na própria articulação ou até mesmo na bursa (bursite). As dores nos ombros podem ser originadas por um trauma ou até mesmo por não movimentar, causados por doenças neurológicas.
A acupuntura atua com muito sucesso nessa patologia, diminuindo significamente o dor e até mesmo melhorando a amplitude de movimento, podendo ser tratado de forma sistêmica, com microsistemas ou acupuntura auricular que pode ser utilizada nos pacientes com fobia de agulha ou até mesmo como complemento terapêutico.
Os pontos utilizados para o tratamento na acupuntura podem ser: IG15, IG11,IG4, TA14, VB34 e para analgesia é muito utilizado uma transfixação do E38 para o B57.
A acupuntura possui uma técnica muito eficiente, chamada de técnica de três agulhas, onde são utilizadas apenas três agulhas no ombro problemático.
Os pontos utilizados são:  IG15, Jianqian(extra), Jianhon(extra)
Outra técnica muito utilizada é o Microsistema Punho-Tornozelo, cujo tratamento é agulhar uma determinada área no punho que se relaciona com o local da dor no ombro.
PONTOS NO PUNHO
Todos localizados a 2 cun proximalmente à prega de flexão do punho

Na face ventral, colocar as agulha com o antebraço em supinação
1: Na borda ulnar, entre a ulna e o tendão do flexor ulnar do carpo
2: Entre os tendões palmar longo e flexor radial do carpo
3: 1cm medial a partir da borda lateral do punho, entre a. radial e o rádio

Na face dorsal, colocar agulhas com o antebraço em pronação
4: Sobre a borda lateral do rádio
5: Entre o rádio e a ulna
6: 1cm lateral a partir da borda medial do punho

A agulha deve ser inserida horizontalmente no ponto correspondente e a ponta da agulha voltada para o ombro.
Segue abaixo o mapa das áreas a serem localizadas.

E para completar podemos utilizar a Acupuntura Auricular, não menos eficaz que as outras, porém podendo ser unida com qualquer outra técnica apresentada acima.
Os pontos normalmente utilizados são: Shen men, Rim, Simpático, Baço, Ombro, Espinha cervical, Espinha Torácica, Relaxamento Muscular.

3 comentários:

  1. Texto bem escrito e claro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muy Buen Trabajo ademas de TC 5 y P7
    Formula Du Huo Ji Shen Wan
    www.soliscarini.com

    ResponderExcluir
  3. Gostamos muito da publicação sobre tecnicas de acupuntura para dores de ombro mas ficamos na dúvida no seguinte trecho:

    "Os pontos utilizados são: IG15, Jianqian(extra), Jianhon(extra)"

    Esse ponto extra JIANHON existe??
    Procurei em varios livros e não encontrei. Gostaria de fazer essa técnica de 3 em minha esposa mas estou dependendo de encontrar onde se situa esse ponto jianhon para que possa enfim aplicar essa técnica. Teria como nos esclarecer se o nome é esse mesmo e, se sim, qual seria a localização exata desse ponto extra?

    desde já muitissimo obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir