quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dor lombar na Medicina Chinesa

A dor lombar é provavelmente um dos problemas mais comuns no Brasil, e também uma das razões mais freqüentes para o encaminhamento ao tratamento de acupuntura.
A medicina chinesa tem sido praticada a milhares de anos no Oriente no tratamento de lombalgia e vem crescendo mais nos últimos anos com as modalidades de acupuntura, fitoterapia, moxabustão, Tui Na, etc.
Normalmente a acupuntura é utilizada para o alivio da dor, na MTC a dor é vista como um sintoma que se manifesta quando há uma desarmonia do livre fluxo de QI e sangue, ou seja, quando ocorre um bloqueio.
A lombalgia na Medicina Chinesa é causada por invasões externas, internas e independentes.
As causas externas referem-se à invasão de excessos ambientais, enquanto as causas internas referem-se aos danos causados ​​por paixões ou emoções e as causas chamadas de independentes são lesões traumáticas, desequilíbrio alimentar, exercícios insuficientes, tributação excessiva, o sexo sem disciplina e abuso de drogas.
Segundo a medicina chinesa, o qi e o fluxo de sangue podem ser afetados pela invasão das energias do ambiente externo, uma das cinco funções do Qi é proteger o corpo contra a invasão das energias do ambiente, se o qi defensivo esta fraco os fatores causadores podem invadir o corpo, fixando-se nos canais, e bloqueando o fluxo de qi e sangue nos canais. Segundo praticantes de Medicina Chinesa, tal invasão por energias externas só pode ocorrer se o qi defensivo é deficiente.
A invasão por esses tipos de energia externa geralmente envolve pelo menos dois tipos de energia do ambiente. Em outras palavras, eles não costumam invadir o corpo isoladamente, mas sim em pares ou trios. Por exemplo, o vento muitas vezes se combina com calor, frio, e / ou umidade.
Quando estas energias invadem a parte superior do corpo, geralmente vêm para baixo como um resfriado ou gripe, mas quando eles invadem a região lombar, pode causar uma dor lombar aguda. Cada energia ambiental tem um único conjunto de sinais, sintomas e sensações dolorosas que aparecem quando se alojam no corpo e causam a dor .
" Se houver fluxo livre, não há dor, se não houver fluxo livre há dor"
Ref. Reposteis.lowerbackpain.com; spineuniverse.com; tcmpage.com, Livro" Lombalgia, tratamento e prevenção com Medicina Tradicional Chinesa."




Nenhum comentário:

Postar um comentário